quarta-feira, janeiro 17, 2007

Juízes concordam com redução da aplicação do segredo de justiça


O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, António Martins, concorda que a redução do campo de aplicação do segredo de justiça pode evitar a sua violação.

"É adequado que se repense o segredo de justiça e uma das soluções possíveis pode ser ter um menor âmbito do que tem hoje. Não se aplicar por tanto tempo nem a tantos processos", disse à Lusa António Martins, indo ao encontro das declarações do procurador-geral da República, Pinto Monteiro.

Ontem, o procurador-geral afirmou que, "seja qual for a lei", o segredo de justiça será sempre violado e defendeu que a única possibilidade de combater essa violação é limitar o seu campo de aplicação.

Para o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, esta solução pode permitir "ter um menor campo de aplicação, mas uma maior dimensão".

O presidente daquela associação sindical defendeu também que "não é pela criminalização das condutas que o segredo de justiça é ou não violado".

Para o mesmo responsável, "o que é importante é que também não se pode criar a ideia de que as normas existem, são violadas e não há consequências".

"Isso é um desrespeito para a justiça e para o próprio Estado, porque dá a ideia de que o Estado não consegue fazer cumprir as suas normas", afirmou ainda António Martins.

Fonte: Lusa e PUBLICO.PT

Sem comentários: