sábado, outubro 06, 2007

Que República é esta? (Coisas do Circo)

"Quem são os tarados poderosos que desafiam o Estado, os governantes, os juízes, os magistrados do Ministério Público e as polícias?

No dia em que o Presidente da República faz um apelo à população para que os pais participem e acompanhem na educação dos seus filhos, que se envolvam nessa tarefa nobre de ajudar a educar as crianças de hoje, eis que de novo rebenta a angústia e a amargura nas nossas cabeças quando lemos a entrevista de Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita a Catalina Pestana, no semanário ‘O Sol’. Catalina Pestana afirma sem equívocos que “na Casa Pia ainda há abusadores” e que existem “redes de pedofilia que continuam a usar os miúdos para abusos sexuais”. Existe alguma coisa mais grave no País do que a constatação desta realidade? Que interesse tem o controlo do défice, as reformas da saúde, da educação e da segurança social se continuamos a não ser capazes de proteger as crianças mais desgraçadas do País? Que valores regem as nossas vidas se sufocamos o grito de revolta das pobres crianças da Casa Pia? Quem são os tarados poderosos que desafiam o Estado, os governantes, os juízes, os magistrados do Ministério Público e as polícias? Que poder têm esses tarados que continuam a usar e a abusar das crianças daquela instituição, silenciam os seus crimes e travam as reacções das instituições que as deviam proteger?

Acho que ninguém pode ficar de fora nesta batalha contra alienados mentais que dão largas ao seu gozo e deixam no chão crianças sofridas, humilhadas e incapazes de olhar em frente. Senhor Presidente da República, na sua ‘república’ há crianças que já viveram todos os horrores da vida. Passaram fome, foram abandonadas sem dó nem piedade, a maior parte não conhece a sua família de origem, vivem sem afecto e carinho, confiadas a uma instituição do Estado para as tarefas do acolhimento e da educação. O que é que o senhor já fez para impedir que em Portugal esta selvajaria continue? Senhor Primeiro-Ministro, de que valem as suas idas às escolas, a modernização do sistema de ensino, se o País governado por si tem, continua a ter, na Casa Pia, pedófilos e redes de pedofilia que violentam, ferem e humilham as crianças que lá vivem? Senhores Magistrados, senhores Inspectores da Polícia de Investigação, como podem os senhores dormir tranquilos, enquanto pela calada da noite criminosos violam a intimidade do espaço casapiano e seleccionam as crianças que nessa noite ‘vão ao abate’? Como é possível que os senhores deixem à solta esses bandidos de cartola quando ainda não se apagou da memória de ninguém os ecos do escândalo anterior? Vai iniciar-se o processo Casa Pia II? Que horror, isto não pode continuar por capítulos. É preciso actuar já. URGENTE. É preciso prender os tarados sexuais que ferem até à morte a dignidade de crianças inocentes. É preciso mandar para a prisão, já, todos os facínoras que protegem esta horda de criminosos. Seja quem for. Usem, senhores, o vosso poder legítimo e arrasem, sem hesitações, esta pouca-vergonha que nos humilha a todos enquanto cidadãos deste País. Por favor, protejam as crianças mutiladas da Casa Pia, deixem-nas curar as feridas que já trazem de nascença e ajudem-nas a percorrer os caminhos da dignidade humana."

Por Emídio Rangel, in
Correio da Manhã.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Casa Pia trouxe a publico, ao debate social, um crime que muitos calam, protegem e abafam. mas o crime no seu anonimato - nas denuncias feitas por cidadãos anonimos mas igualmente indignados- também permanece silenciado. Enquanto psicologa clinica a exercer funções num hospital central de lisboa, tenho denunciado inumeros casos que ficam "inconclusivos" ou arquivados como "falsas denuncias". 90% dos inqueritos do DIAP de Lisboa, no ano de 2007, tiveram esse destino. Como se trava esta impunidade?