quarta-feira, junho 06, 2007

Procuradores querem eliminar fronteiras jurídicas

Os procuradores públicos dos países pertencentes ao Conselho Europeu mostraram hoje, em Varsóvia, o seu desejo de eliminar as fronteiras na luta contra o crime organizado para o poder combater mais eficazmente.

"Se os criminosos de hoje não respeitam as fronteiras dos Estados e actuam em todo o território europeu, os procuradores públicos têm de fazer o mesmo para que a sua luta contra a delinquência seja mais eficaz", asseguram as conclusões da Conferência de Procuradores Públicos dos Países do Conselho Europeu.

Os procuradores realçaram que a luta contra o crime e, em particular, contra o crime organizado requer uma estreita colaboração das entidades fiscalizadoras de todos os países do continente.

A conferência, na qual participam procuradores públicos de 47 países, dedicou grande parte do seu trabalho à análise das dificuldades que entorpecem a cooperação e reduzem a eficácia da luta contra o crime.

A reunião acordou que esse aspecto será estudado e recolhido em informes adicionais e que serão organizados encontros destinados a divulgar as experiências mais úteis.

Outros temas tratados na conferência foram a luta contra o terrorismo, a cooperação entre fiscais de diferentes níveis e a formação profissional.

in
Observatório do Algarve.

Sem comentários: