quinta-feira, maio 17, 2007

Rui Pereira toma posse como ministro

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse esta quinta-feira de manhã ao novo ministro da Administração Interna, o juiz Rui Pereira, que substitui no cargo António Costa, apresentado pelo Partido Socialista como candidato às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.


Além de Rui Pereira, que abandonou o cargo de juiz do Tribunal Constitucional, tomaram também posse cinco secretários de Estado, entre os quais a nova secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que ficará na dependência do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Da equipa que já trabalhava com António Costa, mantêm-se nos cargos José Magalhães (secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna), Ascenso Simões (é agora secretário de Estado da Protecção Civil) e Fernando Rocha Andrade (subsecretário de Estado da Administração Interna).

Por sua vez, Eduardo Cabrita, mantém-se no cargo de secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, mas passa agora para a dependência directa do Primeiro-ministro, José Sócrates.


Após a cerimónia de tomada de posse, que teve lugar no Palácio de Belém, Rui Pereira invocou razões de "dever público" para justificar a sua saída do cargo de juiz do Tribunal Constitucional (TC) após mês e meio nessa função.

“Considero que ser juiz constitucional é da maior importância, mas, de acordo com a avaliação que fiz, por razões de dever público, não podia recusar o convite do primeiro-ministro", sublinhou, acrescentando que a sua saída do lugar de juiz do TC
“não significa menor consideração por este tribunal".

Fonte: Correio da Manhã

(Fotos: Presidência da República)

Sem comentários: