sábado, dezembro 16, 2006

Tribunais vão ter gravação digital


O Ministério da Justiça adjudicou a um consórcio formado pelas empresas MeiosTec e SBO a instalação nos tribunais de todo o país de um sistema de gravação digital dos julgamentos.

Os novos aparelhos vão substituir o velho sistema de gravação em cassetes de fita magnética, que sempre registou inúmeras falhas, tendo originado muitas anulações de julgamentos.

Segundo fonte da Justiça, tutelado por Alberto Costa, a instalação começará já em 2007 em um terço dos tribunais (cerca de 100), e custará 230 mil euros.

O novo sistema, que está já a funcionar em tribunais espanhóis, permitirá o registo de som e também de imagem. O consórcio vencedor integra capital maioritariamente nacional.

Fonte: SOL

3 comentários:

Jorge M. Langweg disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge M. Langweg disse...

Trata-se da concretização, pelo Ministério da Justiça, de uma parte do sistema «Tribunal XXI».

Embora tenha demorado cerca de um ano a formalizar, saúdo a adopção desta tecnologia, que permitirá - uma vez instalado em todo o país - aumentar a celeridade e a segurança na administração da justiça portuguesa.

(Nota: eliminei o meu comentário anterior, por ter esquecido uma vírgula...)

Vexata Quaestio disse...

Obrigado pelo seu comentário.

Absolutamente de acordo. A introdução desta tecnologia trará um superior cunho de eficácia e segurança à gravação da prova.