terça-feira, dezembro 26, 2006

Espanha: Nove em cada dez notas têm resíduos de cocaína


Um estudo efectuado em Espanha mostra que 94% das notas de euro que circulam no país contêm resíduos de cocaína, revelou ontem o jornal El Mundo. A análise de cem notas recolhidas nas principais cidades espanholas mostrou que apenas seis passaram o controlo antidoping. Nas outras foram encontrados, em média, 25 microgramas de cocaína.

As análises, efectuadas pelo laboratório catalão Sailab, foram feitas a pedido do El Mundo. Em cada cidade - Barcelona, Bilbau, Madrid, Valência e Sevilha - foram recolhidas 20 notas: cinco de 10 euros, 10 de 20 e cinco de 50. Em locais tão distintos como um supermercado, um ginásio ou uma farmácia, e até mesmo da caixa do jornal.

A Espanha é o primeiro consumidor mundial desta droga e aqueles que a inalam utilizam normalmente as notas enroladas. Os especialistas avisam contudo que não é possível precisar quantas notas foram realmente utilizadas para o consumo de cocaína e quantas terão sido contaminadas. "Muitas ficam contaminadas nas máquinas de contar notas, tanto nas dos bancos como nas que os traficantes usam. Desde que haja uma impregnada da substância, a máquina pulveriza facilmente a cocaína nas outras", afirmou ao El Mundo o farmacêutico e especialista em análises e controlo de medicamentos e drogas Carlos Elizalde.

Segundo o director do Instituto de Investigação Farmacêutica e Biomédica de Nuremberga, Fritz Soergel, que em 2003 realizou um estudo semelhante na Alemanha, as notas com mais de um micrograma de cocaína teriam sido usadas para a inalar. Das cem notas analisadas em Espanha, 91 continham valores superiores a este valor.

Outros países já realizaram estudos semelhantes. Em 1999, a BBC detectou que 99% das notas de cinco libras testadas em Londres continuam resíduos de cocaína.

in DN Online.

Sem comentários: