terça-feira, maio 06, 2008

Procurador exige novas medidas do Governo contra a corrupção

O enriquecimento ilícito deve ser combatido de forma mais eficaz e o segredo de Justiça deve ser protegido, em alguns casos, por períodos de tempo superiores aos que a actual lei permite. A receita para o combate à corrupção assenta nestes dois pilares e os últimos passos dados no Parlamento são insuficientes, de acordo com o Procurador-Geral da República (PGR).

Hoje, numa Jornada de Trabalho dedicada ao tema, em Lisboa, Pinto Monteiro vai apresentar um estudo que deixa um alerta sobre a dimensão do fenómeno em Portugal, feito pelo DCIAP e pelo ISCTE. Ao JN, deixa claro que as recentes alterações ao Código de Processo Penal, lançadas pelo Governo e aprovadas pelo Parlamento, vieram - a seu ver - prejudicar os objectivos.

"A luta contra a corrupção continua a ser extremamente difícil de ganhar, não só em Portugal como no resto do mundo", admite o procurador-geral, numa resposta dada por escrito ao JN, através do seu gabinete. Assim, acrescenta, "impõem-se, efectivamente, algumas medidas".

Na mira de Pinto Monteiro estão duas barreiras que tornam a difícil a batalha contra a corrupção. Primeiro, falta "uma análise objectiva da forma como combater o enriquecimento ilícito". O domínio é sensível, tendo em conta que chegaram a ser debatidas no Parlamento medidas específicas, como a criminalização deste fenómeno que, como sublinha Osvaldo Castro (PS), "nesta fase não foram acolhidas". O deputado admite - porém - voltar ao assunto em breve, apesar da "agenda carregada" da primeira comissão, diz ao JN.

Quanto ao segundo "pedido" do PGR, tem o mesmo destinatário (o PS), embora com o Governo na mira. Tem a ver com a necessidade de "protecção do segredo de justiça para além dos prazos fixos e restritos estabelecidos na lei", em alguns "casos especiais". A questão prende-se com a dificuldade crescente do Ministério Público em investigar os casos mais complexos, quando a última revisão do Código de Processo Penal estreitou estes prazos.

A alteração tem levantado objecções de Maria José Morgado, que alertou para a impossibilidade de aprofundar investigações quando os processos são de livre acesso. O Governo não tem respondido, atirando a revisão do diploma apenas para 2009.

in
Jornal de Notícias.

Sem comentários: