sábado, maio 03, 2008

Cavaco Silva preocupado com criminalidade violenta

O presidente da República, Cavaco Silva, manifestou-se hoje preocupado com a criminalidade violenta em Portugal, tal como o comandante-geral da GNR e o Governo, mas apelou aos portugueses para que confiem nas forças de segurança.

«Com certeza que me preocupa (criminalidade violenta), como também preocupa ao comandante-geral da GNR e ao Governo. A todos nós preocupa-nos alguma insegurança», disse aos jornalista Cavaco Silva no final da cerimónias do 97º aniversário da Guarda Nacional Republicana.

O presidente adiantou que a resposta ao «sentimento de insegurança» - com que as pessoas ficam pela comunicação social - é «o profissionalismo das forças de segurança: GNR e PSP».

«Temos que apoiar essa gente [das forças de segurança]», afirmou, sublinhando que estas têm que saber que «os portugueses estão com eles quando avançam para missões que são muito difíceis e que põem em risco a sua própria vida».

O chefe de Estado português, que hoje presidiu na Praça do Império, em Lisboa, às comemorações do aniversário da GNR e à inauguração do monumento ao esforço do militar da Guarda, em Queluz, sublinhou que as forças de segurança «merecem a homenagem» de todos os portugueses, tendo em conta que «velam todos os dias pela segurança».

Em dia de aniversário da GNR, Cavaco Silva manifestou o «grande apreço pelo trabalho que tem sido desenvolvido» pela Guarda, ao mesmo tempo que se congratulou com as missões em Timor-Leste e na Bósnia, «projectando com grande profissionalismo o nome de Portugal».

«Presto a minha homenagem às mulheres e homens civis e militares que serviram e servem a Guarda. Eu penso que é uma justa homenagem e isso será reconhecido pelos portugueses», acrescentou.

Fonte: Lusa/
SOL

Sem comentários: