sábado, maio 10, 2008

Juízes reclamam segurança nos tribunais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) lamentou, ontem, que, um ano após alertar para o problema de segurança nos tribunais, o Governo se tenha limitado "a criar uma comissão para estudar o assunto e produzir um relatório que ninguém conhece".

"Passado mais de um ano, verifica-se que o Governo não procurou encontrar solução para esta situação tão grave", refere em comunicado a Direcção da ASJP, a propósito do caso do homem armado que se barricou, na quinta-feira, no Tribunal de Vila Nova de Gaia.

A ASJP lembra que, em Março do ano passado, divulgou os resultados de um inquérito sobre as instalações dos tribunais de primeira instância que, em matéria de segurança, concluiu que "a generalidade dos edifícios não está equipada para detectar a entrada de armas, explosivos e outros materiais perigosos, não tem sistemas de alarme ou videovigilância eficazes nem sistema próprio de policiamento público".

"No mesmo relatório, concluiu-se que o aspecto da segurança foi o que mereceu avaliação mais negativa", recorda ainda a direcção da ASJP.

Sem comentários: