quarta-feira, janeiro 30, 2008

Ministério e Procuradoria preparam Mapa Judiciário

"O Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral da República reúnem amanhã para preparar a concretização da proposta do mapa judiciário, que o Governo prevê iniciar ainda este ano em três comarcas-piloto, num encontro que decorre a partir das 16h00.

A proposta para a nova organização judiciária, a mais vasta e complexa dos últimos 150 anos nesta área, vai racionalizar e simplificar a resposta judicial, apostando num modelo de especialização, criando igualmente mecanismos mais eficazes para a gestão dos tribunais, privilegiando a sua autonomia organizacional.

Esta reorganização surge com base na discussão e recolha de sugestões junto de sector, com destaque para o Conselho Superior de Magistratura, a Procuradoria-Geral da República, a Ordem dos Advogados, as associações representativas de magistrados, solicitadores e funcionários de justiça, entre outros, bem como nos estudos desenvolvidos pelo Observatório Permanente da Justiça e pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra.

No encontro com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Ministério da Justiça reforçou a garantia de que, com esta reforma, não haverá encerramento de qualquer tribunal no país.

O novo mapa judiciário é um dos pontos inseridos no acordo político-parlamentar assinado entre o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata.


Local: Ministério da Justiça, Praça do Comércio.


Gabinete de Imprensa

30 de Janeiro de 2008"

Fonte: MJ

Sem comentários: