segunda-feira, dezembro 10, 2007

Cavaco Silva promulga lei da responsabilidade civil do Estado

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou hoje o regime da responsabilidade civil do Estado, vetada em Agosto, mas admite que mantém algumas dúvidas sobre a lei.

Esta é a segunda vez que Cavaco Silva promulga um diploma acompanhando a decisão por uma mensagem, depois de ter feito o mesmo em Julho de 2006 com o decreto-lei que cria a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo.

Todos os partidos, à excepção do PSD, defenderam a manutenção do regime da responsabilidade civil do Estado, apesar do veto presidencial, e a 11 de Outubro aprovaram a lei apenas com algumas alterações, numa votação em que os sociais-democratas se abstiveram.

O Presidente lembra na sua mensagem que a lei foi confirmada, no Parlamento, “por uma maioria muito significativa, representando um vasto espectro político-partidário”.


Assim, considera não existitem “motivos para supor que a Assembleia da República viesse a alterar a sua posição de fundo no caso de uma nova devolução do diploma”, pelo que optou por “promulgar o decreto da Assembleia da República que aprova o regime da responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais entidades públicas”.




(Foto: Carlos Lopes)

Sem comentários: