segunda-feira, junho 09, 2008

Conferência Internacional - Tráfico de Mulheres no Contexto da Exploração Sexual: Cenários Luso-Brasileiros

Conferência Internacional
Tráfico de Mulheres no Contexto da Exploração Sexual: Cenários Luso-Brasileiros

12 e 13 de Junho de 2008, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

APRESENTAÇÃO

Esta conferência tem por objetivo aprofundar o debate do tráfico de mulheres, no contexto da exploração sexual, através de uma análise comparada entre Brasil e Portugal. Privilegiando a compreensão do significado e uso de conceitos, como prostituição, tráfico, exploração sexual, trabalho, migrações e globalização neoliberal (e seus impactos nas relações sociais, de gênero, raça, etnia e classe, e no âmbito dos direitos humanos), esta Conferência, através do cruzamento de abordagens macrossociais e microssociais, propõe-se a alargar o campo analítico, incluindo a visibilidade ou invisibilidade do fenômeno e seus desafios.

A importância de discutir esta temática fundamenta-se na necessidade de responder às inquietações dos movimentos sociais e às tensões da academia como base de um diálogo construtivo que possibilite repensar os conceitos que lhe estão agregados. Trata-se de uma condição essencial para tornar cada vez mais visível a questão social que envolve o tráfico para fins de exploração sexual. À luz deste debate, serão examinados os instrumentos políticos e as normativas nacionais e internacionais, no contexto das políticas de prevenção existentes nos dois países.

Nesta conferência analisar-se-ão pesquisas, estudos e experiências visando não apenas a desconstrução de abordagens que continuam a reforçar medidas repressivas, vitimizadoras e moralistas em relação às mulheres, mas, e principalmente, verificar os limites e possibilidades de construção de processos emancipatórios.
--------------------------------------------
(Divulgação enviada pelo CES via e-mail)

Sem comentários: