sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Polícia europeia em eLearning

Está em fase de arranque o projecto europeu WebPol, liderado pela Polícia de Valência , que tem como objectivo utilizar as novas tecnologias para a criação de um centro virtual de treino para as autoridades de várias cidades europeias.

O WebPol apresenta-se como ferramenta para responder à necessidade de cobrir novos métodos de treino para as polícias locais europeias, aproveitando o potencial das novas tecnologias e sistemas de informação.

Partindo de um pressuposto de colaboração entre todos os envolvidos na plataforma, e apontando para o carácter interactivo do projecto, o WebPol envolve ferramentas como chats, instant messaging ou fóruns para a formação de agentes da autoridade.

O centro de formação on-line assume-se como meio para modernizar e agilizar a aprendizagem das forças policiais, através da inclusão de elementos até aqui desconhecidos no processo de formação de um agente.

Entre os várias temáticas que estarão acessíveis on-line através da plataforma encontram-se unidades de treino interactivas, vídeos, artigos, entrevistas, bibliografias, ligações a sites de interesse, casos práticos, exercícios, exames on-line, jogos, chats, estatísticas ou avaliações.

O WebPol encontra-se actualmente em fase de implementação, razão pela qual terão de ser levadas a cabo algumas experiências piloto, como forma de definir a qualidade e pertinência das matérias incluídas no projecto.

Valência lidera

A primeira força da ordem a receber o projecto piloto do WebPol foi a Polícia de Valência, que apresenta-se como mentora da iniciativa, tendo sido já realizadas duas reuniões em Bruxelas com o objectivo de definir os diferentes cursos on-line que o projecto irá abranger.

Depois de Valência, o projecto será ainda testado em Itália, na cidade de Bolonha e na Alemanha, na cidade de Bremen. O WebPol sublinha, contudo, que o objectivo é chegar ao maior número possível de polícias europeias, razão pela qual está aberto a mais participantes.

O WebPol conta com 75 por cento de financiamento da União Europeia, através do programa Leonardo Da Vinci, estando o investimento total calculado em 642 mil euros, encontrando-se englobado nas directivas europeias para a inclusão das tecnologias de informação e comunicação na formação profissional.

A apresentação teve lugar em Valência, onde o director geral da Delegação da Comunidade Valenciana em Bruxelas, Juan Manuel Revuelta, sublinhou que o WebPol «está a servir para demonstrar que as polícias locais podem e devem aproveitar as novas tecnologias de informação para melhorar os seus recursos na hora de combater o crime».

Funcionalidades

O WebPol incorpora as últimas tecnologias para o desenvolvimento de um ambiente de treino virtual, entre as quais se destacam o streaming de vídeos em Real Player Plus, o que permite visualizar as lições sem a necessidade de efectuar downloads «pesados» para o computador, e a velocidade de transmissão ADSL de 256 kbps.

A forma como está construída a plataforma permite adicionar novos conteúdos à medida das necessidades da sociedade, assim como a adaptação a novas tecnologias de uso diário, como sejam os PDA.
Fonte: iGOV

Sem comentários: