sábado, fevereiro 16, 2008

Justiça em risco de apagão geral

A segurança dos servidores informáticos do Ministério da Justiça não está garantida, existindo o perigo de os arquivos dos tribunais e dos registos Civil, Predial e Comercial se perderem.

Mário Valente, presidente do Instituto das Tecnologias de Informação de Justiça (ITIJ), garante que existe perigo de «ruptura durante o primeiro trimestre de 2008», caso não sejam «tomadas medidas urgentes», lê-se num relatório enviado no fim do ano passado a Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça.

A principal causa para essa ruptura está nas necessidades de energia. A crescente informatização da Justiça – com serviços online como a Empresa na Hora, Publicação de Actos Societários no Portal da Justiça, entre outros – levou a um «crescimento explosivo dos consumos energéticos», diz Valente. O consumo mais do que duplicou, prevendo-se o mesmo crescimento nos próximos anos.

Mas as infra-estruturas do ITIJ não acompanharam esta evolução. «O consumo que se verifica actualmente aliado à localização do transformador (cave da sede do ITIJ), leva a que a temperatura» nessa cave «tenha vindo a aumentar, atingindo este ano, numa época estival de temperaturas relativamente moderadas, os 38º», explica o relatório, a que o SOL teve acesso. A temperatura registada é cerca de 10º a 15º acima do recomendável, o que coloca em causa «o fornecimento de energia por parte da rede», conclui Valente. Por várias vezes ao longo de 2007, o fornecimento foi interrompido por sobreaquecimento das máquinas.

Por Luís Rosa, in
SOL

Sem comentários: