sábado, outubro 18, 2008

Seis décadas de combate ao crime grave e complexo


Em 20 de Outubro de 1945 a Policia de Investigação Criminal passou a denominar - se Policia Judiciária, sendo o corpo policial competente para a investigação criminal, vocacionada para o combate à grande criminalidade, ou seja ao crime organizado, ao terrorismo, tráfico de estupefacientes, corrupção e criminalidade económica e financeira. Está subordinada ao Ministério da Justiça , actuando, na realidade de cada inquérito, sob a orientação do Ministério Público.

Com mais de seis décadas de trabalho a Policia Judiciária ganhou o respeito quer dos portugueses, quer das suas congéneres internacionais.

Tem desenvolvido uma valiosa actividade de cooperação para o desenvolvimento através de presença permanente em Cabo Verde, Guiné – Bissau e em São Tomé e Príncipe, no apoio aos órgãos de policia criminal desses Estados.
20 de Outubro, 2ª Feira

Local: Espaço Justiça

Ministério da Justiça

Praça do Comércio

Lisboa



PROGRAMA



16H00

Visita à exposição temporária do Museu e Arquivos da Polícia Judiciária e da Escola de Polícia Judiciária/Loures


17H00

Porto de honra


18H00

Inauguração da Exposição “63 anos na luta contra o crime” no Espaço Justiça (contém uma cena de crime, aparelhos e fotografias da polícia científica para explicação da investigação do crime, bem como aparelhos e fotografias da polícia técnica, com pessoas para explicarem como se retiram e estudam os vestígios. Na parte interior ficará patente uma amostra do espólio do Dr. Artur Varatojo).



Teatro S. LUIZ (Salão de Inverno)



18h30

Chegada dos convidados



18h35

Homenagem ao Prof. Alberto Ralha, fundador do Laboratório de Policia Científica, com entrega de uma salva alusiva (estará presente um neto)


18h40

Discurso do Director Nacional da Policia Judiciária


18h45

Discurso do Ministro da Justiça


18h55

Concerto


19h20

Porto de Honra



Programa do concerto

Concerto executado pelo QUARTETO TEMPUS, um agrupamento musical permeável às influências dos mais diversos géneros musicais, com raízes na Música Erudita e totalmente descomplexado na interpretação de temas de Jazz e da World Music.

Serão interpretadas peças célebres da autoria de J.S. Bach, Mozart e Vivaldi e diversos standards do Jazz, como a Garota de Ipanema e Desafinado, de Tom Jobim ou Summertime, bem como vários arranjos de música tradicional europeia e diversos Medleys e Ragtimes



Fonte: Gabinete de Imprensa do Ministério da Justiça

Sem comentários: