quarta-feira, abril 02, 2008

Pinto Monteiro discute violência sobre idosos

A violência sobre idosos, cuja investigação se tornou uma das prioridades para o Ministério Público (MP), foi um dos temas da reunião de ontem do Procurador-Geral da República (PGR) com os quatro Procuradores-Gerais Distritais e outros responsáveis do MP.

O gabinete de imprensa da Procuradoria adiantou à Agência Lusa que se tratou da primeira reunião mensal do género, depois do PGR, Pinto Monteiro, ter decidido, com o apoio dos Procuradores-Gerais Distritais, da necessidade de se realizarem reuniões mensais para analisar questões relacionadas com o MP.

Além de Pinto Monteiro e dos quatro procuradores-gerais distritais, participaram na reunião o vice-PGR, Mário Dias Gomes, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, os quatro directores dos Departamentos de Investigação e Acção Penal (DIAP) e alguns membros do gabinete do PGR.

Além dos assuntos que forem suscitados pelos intervenientes na reunião (não é de excluir o caso da violência escolar), pretendia-se discutir neste primeiro encontro a violência sobre idosos, a cooperação entre o Ministério Público e os demais intervenientes na área da Justiça e a informática.

Recentemente, Pinto Monteiro sublinhou que "há mais de um ano que o Ministério Público vem alertando para a prioridade da investigação da violência", especificamente nas escolas e nos hospitais e sobre mulheres e idosos.

Quanto à violência sobre idosos, o PGR sublinhou que se tratam de vítimas que "não têm voz", esclarecendo que "tem sido feito um esforço pelas (procuradorias) distritais (do Ministério Público)" para apurar os casos de agressão a idosos. Pinto Monteiro destacou que as Juntas de Freguesia podem ter um papel importante nestes casos de violência contra idosos, participando as situações ao Ministério Público.

Sem comentários: