domingo, outubro 18, 2009

Política dos desejos

Fernanda Palma, Professora Catedrática de Direito Penal
"Não é verdade, por mais que algum interesse político ou mediático o deseje, que o Relatório Boaventura Sousa Santos "arrase a justiça". E não é verdade porque nem os fundamentos já conhecidos nem as propostas de alteração muito cirúrgicas conduzem senão a ajustamentos pontuais, sem modificações de fundo quanto aos objectivos preventivos e humanistas da reforma.

Por exemplo, em matéria de pressupostos da prisão preventiva, o relatório não propugna o regresso à solução anterior, com a possível aplicação da medida a todos os crimes dolosos puníveis com prisão superior a três anos. Defende, apenas, a inclusão de certos crimes, como o furto qualificado, quando for punível com prisão até cinco anos, no catálogo crimes passíveis de prisão preventiva.

A proposta dá seguimento à solução da Lei das Armas e da própria reforma, que prevê a aplicação da prisão preventiva a crimes violentos e organizados puníveis com pena de prisão inferior a cinco anos. Mas o relatório propõe que a medida só se aplique a casos de prática reiterada e para evitar que a reincidência conduza a penas de prisão elevadas, contrariando até as lógicas retributivas de alguns críticos.

No que se refere ao novo regime da liberdade condicional, tão criticado na
discussão partidária pré-eleitoral, a "verdade estatística" também faz cair por terra qualquer tese que associe a reforma ao aumento da criminalidade. Com efeito, depois da reforma, aumentou a taxa de libertação com metade da pena, mas diminuiu muito a taxa de libertação após o cumprimento de dois terços da pena.

Todavia, os requisitos para a libertação com metade da pena são extremamente exigentes, compreendendo a não afectação da ordem e da paz social. Assim se explica que o número de libertados condicionalmente tenha diminuído na globalidade. Por isso, não há evidência estatística de qualquer relação causal entre o regime da reforma e o aumento de criminalidade relativamente a certos crimes.

Além disso, não consta do relatório cruzamentos estatísticos que revelem se o aumento de alguns crimes violentos verificado em 2008 dependeu dos novos regimes da prisão preventiva ou da liberdade condicional. E também não consta
indicações sobre se o aumento dos crimes se deveu a reincidentes, o que
permitiria apurar se as causas são geradas pelo sistema penal ou têm origem mais profunda.

O desejo, patente em certos sectores, de usar este relatório como prova de convicções nunca antes demonstradas está condenado à frustração.

É urgente substituir a política dos desejos pela análise crítica e fundamentada da realidade, informando com rigor os cidadãos e alterando, sem histerismos, o que for necessário para melhorar o sistema penal e defender os interesses da comunidade."

Sem comentários: