domingo, setembro 16, 2012

Colóquio | Recrutamento e Acesso aos Tribunais Superiores | 27.09.2012, CEJ


COLÓQUIO
“MODELO DE RECRUTAMENTO E DE ACESSO AOS TRIBUNAIS SUPERIORES”


Por várias razões e diversos motivos, o acesso aos tribunais superiores é hoje objeto de questionamento público.
A concretização do novo modelo de recrutamento de Juízes para o Supremo Tribunal de Justiça, sustentado no alargamento do princípio de escolha de juristas eméritos para o mais alto tribunal do País, e o resultado do primeiro concurso do novo modelo de acesso aos Tribunais da Relação vieram demonstrar que o processo de escolha e seleção de Juízes pode ter algumas fragilidades.
O impulso reformista que o atual momento político parece querer efetivar, vai implicar alterações no Estatuto dos Juízes. É, por isso, um bom momento para refletir, seriamente, sobre o acesso aos Tribunais Superiores, as suas fragilidades, o que tem que mudar e, sobretudo, o que deve, rapidamente ser alterado.
Nesse sentido, é fundamental proceder à avaliação deste sistema, efectuar um debate sério e plural, afastado de querelas corporativas ou estratégico-políticas que o condicionam e extrair as respectivas conclusões.
A ASJP convidou um conjunto de juízes dos Tribunais Superiores para proceder à avaliação dos dois últimos concursos que será discutida e apresentada publicamente no próximo dia 27 de Setembro, num colóquio a realizar no Centro de Estudos Judiciários cujo programa se encontra na ligação à direita.

Fonte: ASJP


Sem comentários: