quinta-feira, maio 22, 2008

Acusações do MP deduzidas com pouco rigor técnico

(...)

Maria José Morgado quer mais rigor técnico nas acusações deduzidas pelos magistrados do Ministério Público do Departamento de Investigação Acção Penal (DIAP) de Lisboa, de que é directora.

"Tem-se detectado uma manifesta deficiência nas acusações proferidas pelo DIAP em matéria de crime de roubo, burla e falsificação" , lê-se na acta de uma reunião realizada a 3 de Março que visava aperfeiçoar os métodos de articulação entre os tribunais de julgamento, o DIAP e o DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal). Considerando-se pouco fundamentadas as acusações deduzidas, sublinha-se naquele documento a que o DN teve acesso: "Efectivamente, ou não são descritos todos os factos efectivamente cometidos ou estão descritos os factos e não estão qualificados."

Em seguida, versando sobre uma vertente mais técnica, acrescenta-se: "Assim, impõe-se um maior rigor na descrição dos factos, não esquecendo a qualificação jurídica dos mesmos." E adverte-se: "Na verdade, há que ter em conta que nos termos do artigo 359.º n.2 do Código de Processo Penal (CPP), não sendo os factos autonomizáveis, não é possível ao MP proceder criminalmente pelos mesmos."

As mesmas advertências se fazem relativamente aos factos provados constantes nas acusações. Lê-se naquele documento: "Continua a detectar-se uma deficiente indicação da prova. Umas vezes por simplesmente não ser indicada, outras por sê-lo de forma incorrecta e/ou deficiente."

Naquela reunião esteve Maria José Morgado, pelo DIAP, Maria Antonieta Borges, pelo DCIAP, José Góis, em representação do MP do Tribunal da Boa-Hora, Eliete Fidalgo Dias, pelo MP dos Juízos Criminais de Lisboa, Josefina Fernandes, pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, e João Guerra, em representação da 4.ª secção do DIAP.

A qualidade técnica das acusações tem sido criticada, desde há muito tempo, sobretudo entre os juízes, que são os que têm de as julgar. Mas, desde que tomou posse à frente do DIAP, em Abril de 2007, que Maria José Morgado tem encetado esforços para elevar a qualidade dos trabalhos dos magistrados. Começou por fazer uma espécie de ranking, divulgando internamente o volume de trabalho que cada um realiza. Carlos Figueiredo é o procurador que mais acusações deduz, apurou o DN. Por outro lado, tem tentado uniformizar critérios na dedução das acusações, impondo um maior rigor técnico. Porém, esta intervenção tem causado algum mal-estar entre os magistrados do MP.

Mas este é um problema real, ainda que, segundo algumas fontes avançaram ao DN, aquela acta esteja datada de Março, sendo que , desde então, já muita coisa tenha sido alterada no DIAP em termos de qualidade de trabalho final.

O próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público foi sondado para promover um reflexão sobre as melhores práticas a seguir de forma a se obter os melhores resultados em julgamento, confirmou ao DN o presidente António Cluny.

Este é um assunto também muito falado entre juízes. Para Manuel Soares, secretário da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), trata-se de uma questão de formação e de coordenação. "O MP deveria uniformizar os métodos de investigação e de acusação", defendeu. Em seu entender, "compreende-se mal que numa magistratura hierarquizada existam no mesmo tribunal, por vezes, diferenças de procedimentos por parte dos procuradores".

De todos os modos, no Tribunal da Boa-Hora (Varas Criminais), onde a questão das más acusações foi mais levantada, regista-se que 90% dos julgamentos terminam em condenação. Por exemplo, em 2007, e até Março de 2008, registaram-se 1397 condenações e apenas 259 absolvições. Ou seja, o resultado final é notoriamente positivo.

Contactada pelo DN, Maria José Morgado fez saber que a acta em questão alude a um debate interno entre magistrados, de teor muito técnico, considerando abusiva qualquer notícia sobre o teor da mesma. Neste sentido, a directora do DIAP de Lisboa quis que ficasse esclarecido que não autorizou qualquer referência pública sobre aquele documento interno.

in
DN Online.

Sem comentários: